quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Rotary Marechal doa “ShelterBox” para vítimas da enchente no RJ

Seguindo o exemplo de muitos clubes de Rotary pelo Brasil e mundo afora, o Rotary Club de Marechal Cândido Rondon também fez esta semana a doação de uma “ShelterBox” para auxiliar vítimas da catástrofe que assolou a região serrana do Rio de Janeiro, na semana passada. A “ShelterBox” é uma caixa que contém uma barraca, cobertores, equipamentos para purificação de água e preparação de alimentos, ferramentas básicas e outros artigos de primeira necessidade que possibilitam que um grupo de 10 pessoas sobreviva por seis meses.
Essas caixas foram desenvolvidas na Inglaterra através de uma ONG, com financiamento da Fundação Rotária, do Rotary International, exatamente para serem usadas em situações de calamidade e guerra. As “ShelterBox” foram testadas ao extremo e suportam ventos fortíssimos e chuvas torrenciais. Cada unidade custa cerca de US$ 1.000.
Desde a sua criação em 2000, a “ShelterBox” estabeleceu-se firmemente na vanguarda dos esforços de socorro internacionais, fornecendo abrigo de emergência para as pessoas que mais precisam em cada continente. Ela foi muito usada em 2004 para atender as vítimas do tsunami no Pacífico, bem como no ano passado para auxiliar os desabrigados do terremoto no Haiti.
Para as vítimas da enchente no Rio de Janeiro já foram enviadas 3.000 unidades da “ShelterBox”. Elas estão sendo instaladas numa área localizada a cinco minutos do centro da cidade de Teresópolis.
Conforme o presidente do Rotary Club Marechal Rondon, Paulo Ivando Kemfer, o clube fez a doação atendendo a um pedido do governador do Distrito 4640, Adair Casagrande, que vem fazendo uma grande mobilização para que os clubes de Rotary intercedam para auxiliar as vítimas da enchente. “As ações humanitárias são um foco de atuação marcante do Rotary. Além dos clubes do Brasil, rotarianos do mundo inteiro estão sendo sensibilizados a contribuir para reduzir a dor das vítimas desta tragédia”, comentou.
Paulo Kempfer destacou ainda que o auxílio através da “ShelterBox” é o mais indicado uma vez que a ONG e o Rotary oferecem todas as garantias que o material doado de fato chegará aos necessitados. Cada caixa tem o seu próprio número original, assim o doador pode acompanhar todo o caminho de sua caixa para o destinatário através do site da “ShelterBox” (www.shelterbox.org.br). “O objetivo é conectar os doadores diretamente com as pessoas que estão ajudando”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário