quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Rotary International celebra 107 anos hoje


Nesta quinta-feira (23) o Rotary Internacional celebra 107 anos de existência. Em todo o mundo estarão acontecendo eventos para marcar a data. Em Marechal Cândido Rondon não será diferente. Os clubes locais estarão desenvolvendo hoje, e domingo (26), uma programação para celebrar o centenário.
Hoje estão sendo desenvolvidas ações de promoção da imagem pública do Rotary, com visitas aos veículos de comunicação, visando divulgar o Rotary e seus programas.
No próximo domingo, uma programação será desenvolvida em Porto Mendes, envolvendo toda a família rotária. Na oportunidade será realizada uma trilha ecológica, bem como o plantio de árvores no Bosque do Rotary. No local, desde o centenário da instituição em 2005, quando foram plantadas 100 árvores, a cada ano é acrescentada uma nova árvore, bem como substituídas aquelas que eventualmente morreram no período. Após o plantio da 107ª árvore, será realizado almoço de confraternização no parque de lazer de Porto Mendes.

História

O primeiro clube de prestação de serviços foi fundado no dia 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris reuniu-se com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chicago. Eles queriam reavivar durante a virada do século o espírito de amizade conhecido em suas cidades natais. Mais pessoas foram convidadas a juntar-se ao grupo à medida que o clube tornou-se mais conhecido. Ele foi denominado "Rotary", já que o local onde os sócios reuniram-se era rotativo – cada vez no escritório de um deles.
Durante o ano rotário de 1911/12, a Associação tornou-se internacional devido ao estabelecimento de um Rotary Club em Winnipeg, Manitoba, no Canadá. Pouco depois o Rotary cruzava o Oceano Atlântico para estabelecer clubes na Inglaterra, Irlanda e Irlanda do Norte. A Associação Nacional de Rotary Clubs tornou-se assim a Associação Internacional de Rotary Clubs em 1912, para em 1922 adotar o nome de Rotary International (RI). Antes de chegar a seu vigésimo aniversário, o Rotary já contava com quase 200 clubes, e mais de 20.000 sócios ao redor do mundo.

O Rotary hoje

Hoje o Rotary é uma organização internacional de cerca de 1,2 milhão de empresários, profissionais e líderes comunitários. Os sócios dos Rotary Clubs, conhecidos como rotarianos, prestam serviços humanitários, enfatizam altos padrões éticos em suas profissões e ajudam a promover a boa vontade e a paz mundial.
Há mais de 33.000 Rotary Clubs em mais de 200 países e áreas geográficas, os quais constituem entidades apolíticas, não religiosas e abertas a pessoas de todas as culturas, raças e credos. O principal objetivo do Rotary, o qual está refletido em seu lema Dar de Si Antes de Pensar em Si, é servir — na comunidade, no local de trabalho e em todo o mundo.
Os rotarianos desenvolvem projetos comunitários, que visam tratar de assuntos atuais e de extrema importância, entre eles crianças em situação de risco, pobreza e fome, preservação do meio ambiente, analfabetismo e violência.
Além disso, eles apóiam iniciativas pró-juventude, promovem o desenvolvimento profissional e patrocinam oportunidades educacionais e intercâmbio para estudantes, professores e outros profissionais.

Em Marechal Rondon

Em Marechal Cândido Rondon o Rotary existe desde 1969, quando foi fundado o Rotary Marechal, criado pelo Rotary Club de Toledo. Depois disso, outros três clubes foram fundados: Rotary Beira Lago, Rotary Guarani e Rotary 25 de Julho.
Além disso, a família rotária rondonense ainda é formada pelo Rotaract (jovens de 18 a 30 anos), Interact (jovens de 12 a 18 anos) e ASR – Associação de Senhoras de Rotarianos. 

Um comentário:

  1. ralf werner kirchheim17 de maio de 2012 14:49

    Olá companheiros
    Achei muito interessante esta página e quero parabenizar este clube.

    Att.

    Ralf Werner Kirchheim
    Ex-presidente e atual presidente da Comissão Fundação Rotária
    Rotary Club de Lajeado Integração
    51.37263000 fkadvocacia@oabrs.org.br
    Lajeado - Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir