quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Rotary Internacional celebra 106 anos


Nesta quarta-feira (23) o Rotary Internacional celebra 106 anos de existência. O primeiro clube de prestação de serviços foi fundado no dia 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris reuniu-se com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chicago. Eles queriam reavivar durante a virada do século o espírito de amizade conhecido em suas cidades natais. Mais pessoas foram convidadas a juntar-se ao grupo à medida que o clube tornou-se mais conhecido. Ele foi denominado "Rotary", já que o local onde os sócios reuniram-se era rotativo – cada vez no escritório de um deles.
Durante o ano rotário de 1911/12, a Associação tornou-se internacional devido ao estabelecimento de um Rotary Club em Winnipeg, Manitoba, no Canadá. Pouco depois o Rotary cruzava o Oceano Atlântico para estabelecer clubes na Inglaterra, Irlanda e Irlanda do Norte. A Associação Nacional de Rotary Clubs tornou-se assim a Associação Internacional de Rotary Clubs em 1912, para em 1922 adotar o nome de Rotary International (RI). Antes de chegar a seu vigésimo aniversário, o Rotary já contava com quase 200 clubes, e mais de 20.000 sócios ao redor do mundo.
O empreendimento mais ambicioso do Rotary, anunciado em 1985, é o programa Polioplus – uma abrangente campanha cujo objetivo é a erradicação da pólio. Conduzida com a cooperação de governos nacionais e agências não-governamentais como a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Pólio é um paradigma de cooperação dos setores públicos e privado na luta contra uma doença. O Polioplus ajuda programas de erradicação da poliomielite a níveis regional e nacional, oferecendo vacinas, vigilância e mobilização social.
Atualmente o Rotary International incentiva seus clubes a dedicarem-se às mais variadas atividades de prestação de serviços como o combate à fome, proteção ao meio-ambiente, prevenção de violência, alfabetização, combate ao abuso de drogas, erradicação da poliomielite, serviços à juventude e aos idosos, bem como conscientização e educação sobre a Aids.
Em Marechal Cândido Rondon existem quatro Rotary’s Clubes. O Rotary Marechal é o mais antigo, fundado em 1969. Seu atual presidente é Paulo Ivando Kempfer. Outro clube é o Rotary Beira Lago, que neste ano completa 20 anos e atualmente é presidido por Junior Paulinho Niszczak. O terceiro clube é o Rotary Guarani, criado no ano de 2007 e que tem na presidência o rotariano Paulo Rodrigo Coppetti. E o mais novo dos clubes, o Rotary 25 de Julho, criado no ano passado e que é presidido por Vitor Giacobbo.
Além dos quatro clubes, a família rotária rondonense ainda é composta pelo Interact Club (jovens até 18 anos), Rotaract Club (jovens de 18 até 30 anos) e pela Associação de Senhora de Rotarianos, que reúne esposas dos integrantes dos quatro clubes de Rotary.
Para marcar os 106 anos da organização, a família rotária local irá plantar a 106ª árvore no Bosque do Rotary, localizado junto ao Parque de Lazer e Turismo de Porto Mendes. Desde o centenário em 2005, quando foram plantadas 100 árvores no local, a cada ano uma nova planta é acrescentada, simbolizando a idade do Rotary International.
Na foto, os quatro primeiros rotarianos, que em 1905 iniciaram a história da maior organização de prestação de serviços do mundo: Gustavus Loehr, Silvester Schiele, Hiram E. Shorey e Paul P. Harris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário